-
Arquitetos: Perathoner Architects
- Área: 210 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Aldo Amoretti
-
Fabricantes: AutoDesk, Flaminia, GRAPHISOFT, Hoesch, Keuco, Planit
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Pura é um edifício de dois pavimentos localizado no pequeno município rural de Laion, que marca o início do Val Gardena, no extremo norte da Itália. Implantada no sopé dos Alpes entre a Itália e a Áustria, os arquitetos buscaram inspiração na tradicional casa de montanha, composta por uma estrutura térrea em alvenaria, o primeiro pavimento construído em madeira e um telhado em duas águas, procurando reinterpretar estes elementos típicos da arquitetura alpina, reduzindo a linguagem do projeto a uma síntese de seus componentes mais elementares, apropriando-se de novas tecnologias e incorporando novos materiais.
Os acessos e recuos foram então “recortados” do volume elementar da casa, que nasce de uma planta quase retangular para construir uma nova e dinâmica envoltória que acolhe uma série de espaços semi-abertos responsáveis por fazer a mediação entre interior e exterior. As varanda no pavimento superior foram equipadas com ripas verticais de madeira de lariço, protegendo os espaços abertos dos ventos fortes e criando uma transição suave de um interior contido para uma paisagem ampla e abrangente. Combinados com um telhado em duas águas sem beirais salientes, a envoltória da casa – à primeira vista simples e compacta –, vai se revelando dinâmica e complexa a medida que nos aproximamos do edifício, alcançando uma plasticidade excitante através de um dinâmico jogo de luzes e sombras.
A escolha dos materiais também nos dá a impressão de que o volume superior é apenas uma interrupção entre a estrutra compacta do térreo e a borda do telhado que parece flutuar acima de um espaço vazio. A estrutura do térreo foi construída em alvenaria e rebocada e pintada de branco, uma alvura que se repete também na estrutura do telhado, as paredes do pavimento superior, por outro lado, foram revestidas com madeira de lariço escura, mimetizando-se com a densa paisagem das florestas alpinas. Os pisos das áreas externas foram executados em pedra natural clara e granilite polido.
Espacialmente, a casa foi dividida em três pavimentos e está composta por um subsolo com garagem, adega e áreas de serviço, um pavimento térreo com a suíte principal, cozinha e sala de estar, e um pavimento superior onde encontram-se os quartos das crianças e um pequeno escritório.